Há 44 anos surgia o Festival Woodstock, evento ao qual apresentaria ao mundo atrações que entrariam para história do Rock. Jovens de cabelos compridos e estilo despojado carregavam em seus corações o lema: Paz e amor.
Era o auge da cultura hippie, onde a liberdade era o desejo veemente de muitos jovens que acompanhavam a conflituosa guerra do Vietnã. Muitos adolescentes ali presentes no evento tinha a consciência de lutavar pela liberdade, seja ela de expressão ou no amor.
![]() |
Divulgação |
Durantes 3 dias a pequena cidade de Bethel, localizada no estado americano de Nova Iorque recebeu mais de meio milhão de pessoas. Os produtores Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld não imaginavam que o festival atingiria grandes proporções, com esse fato, o público que não conseguiu adquirir o ingresso terminou invadindo a fazenda Max Yasgur (local onde foi montada a estrutura), fazendo assim o evento gratuito.
Nos anos 60, o Rock N’ Roll era muito mais música, era uma atitude ou uma ferramenta de contestação utilizada para transformar o mundo, e por um bom tempo muitos acreditavam nisso, mas com o avanço da mídia de massa, tudo se tornou um produto, ficou mais comercial. Foi devido a isto que o verdadeiro espírito Rock N’ Roll morreu. Antes era novidade, existia fluidez, não era algo pensado para vender. Hoje tudo caiu na mesmice, é sempre uma copia de uma copia desgastada.
É obvio que nessa época e como em todas as fases do rock, as drogas estiveram sempre presente embriagando os artistas e os jovens que entravam nessa situação "comum". Era a fase da viagem alucinógena onde muitos faziam uso de drogas como: marijuana (Popularmente conhecida como Maconha), Haxixe e LSD pois com a intenção era liberação da mente. A frase: “Sexo, drogas e Rock and Roll” era levada totalmente ao pé da letra.
Atrações
![]() |
Entre os dias 15 a 18 de agosto de 1969, o público privilegiado da época puderam conferir shows de bandas como The Who, julgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock(principalmente Tom Tommy).
Jefferson Airplane , grupo que fazia um som mais psicodélico com melodias envolventes. Surrealistic Pillow, lançado em 1967 foi o álbum que ganhou mais.
Ainda na programação do festival, a plateia conferiu a apresentação da cantora Janis Joplin que tocou com a The Kozmic Blues Band. Janis é conhecida por muitos como a Rainha do Rock. E Jimi Hendrix um dos melhores guitarristas da história do rock. O repertório de artista que participaram deste grande evento é longo, pois muitos artistas entraram para a história da música.
Aconteceram outras edições do Festival Woodstock durante o ano de 1994 e 1999, mas não atingiu a enorme proporção que foi nos anos 60, pois eram outros tempos e o rock estava em uma fase de desgaste e falência.
Postado por @HeloisaBento
Fonte: Blog Cultura Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário