sábado, 21 de fevereiro de 2015

Festival Woodstock



Há 44 anos surgia o Festival Woodstock, evento ao qual apresentaria ao mundo atrações que entrariam para história do Rock. Jovens de cabelos compridos e estilo despojado carregavam em seus corações o lema: Paz e amor.

Era o auge da cultura hippie, onde a liberdade era o desejo veemente de muitos jovens que acompanhavam a conflituosa guerra do Vietnã. Muitos adolescentes ali presentes no evento tinha a consciência de lutavar pela liberdade, seja ela de expressão ou no amor.

Divulgação
Durantes 3 dias a pequena cidade de Bethel, localizada no estado americano de Nova Iorque recebeu mais de meio milhão de pessoas. Os produtores Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld não imaginavam que o festival atingiria grandes proporções, com esse fato, o público que não conseguiu adquirir o ingresso terminou invadindo a fazenda Max Yasgur (local onde foi montada a estrutura), fazendo assim o evento gratuito.

Nos anos 60, o Rock N’ Roll era muito mais música, era uma atitude ou uma ferramenta de contestação utilizada para transformar o mundo, e por um bom tempo muitos acreditavam nisso, mas com o avanço da mídia de massa, tudo se tornou um produto, ficou mais comercial. Foi devido a isto que o verdadeiro espírito Rock N’ Roll morreu. Antes era novidade, existia fluidez, não era algo pensado para vender. Hoje tudo caiu na mesmice, é sempre uma copia de uma copia desgastada.

É obvio que nessa época e como em todas as fases do rock, as drogas estiveram sempre presente embriagando os artistas e os jovens que entravam nessa situação "comum". Era a fase da viagem alucinógena onde muitos faziam uso de drogas como: marijuana (Popularmente conhecida como Maconha), Haxixe e LSD pois com a intenção era liberação da mente. A frase: “Sexo, drogas e Rock and Roll” era levada totalmente ao pé da letra.

Atrações


Entre os dias 15 a 18 de agosto de 1969, o público privilegiado da época puderam conferir shows de bandas como The Whojulgados pioneiros do estilo, popularizando entre outras coisas a ópera rock(principalmente Tom Tommy).
 Jefferson Airplane , grupo que fazia um som mais psicodélico com melodias envolventes.  Surrealistic Pillow, lançado em 1967 foi o álbum que ganhou mais.

Ainda na programação do festival, a plateia conferiu a apresentação da cantora Janis Joplin que tocou com a The Kozmic Blues Band. Janis é conhecida por muitos como a Rainha do Rock. E Jimi Hendrix um dos melhores guitarristas da história do rock. O repertório de artista que participaram deste grande evento é longo, pois muitos artistas entraram para a história da música.

Aconteceram outras edições do Festival Woodstock durante o ano de 1994 e 1999, mas não atingiu a enorme proporção que foi nos anos 60, pois eram outros tempos e o rock estava em uma fase de desgaste e falência. 

Postado por @HeloisaBento
Fonte: Blog Cultura Alternativa

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Sites para baixar livros gratuitamente e de forma legal




Adoro ler, vivo outras vidas lendo, viajo pra longe e sou daquelas pessoas que se o livro é bom nem durmo enquanto não saber o que vai acontecer.
Só que o preço dos livros no Brasil são muito salgados mas se você gosta e quer ler mais sem "sentir dor no bolso"? A Revista Galileu separou seis sites incríveis que disponibilizam obras para download gratuito. Baixe e-books de forma legal, economize e viaje para lugares incríveis na frente do computador (ou do tablet, ou do reader):

1. Open Library - o site (que quer catalogar todos os livros do mundo) possui mais de um milhão de obras para download gratuito, em diversas línguas. Entre os livros em português, encontramos contos e romances de Monteiro Lobato, José de Alencar e Machado de Assis, por exemplo. Se você sabe ler em inglês, as opções são inúmeras.

2. Portal Domínio Público - lista obras em diversas línguas (incluindo 2 mil livros em português) que já estão em domínio público. É possível ler "A Divina Comédia", de Dante, por exemplo.

3. Projeto Gutemberg - mais de 100 mil livros em diversas línguas. Podem ser baixados em vários formatos.

4. eBooks Brasil - o site tem uma cara antiga e navegação pouco intuitiva, mas seu acervo funciona perfeitamente. Basta navegar pelo formato desejado de eBook pelos links logo abaixo da logomarca e buscar o que você deseja ler.

5. Obras raras da USP - o site reúne imagens de edições incríveis. O acervo ainda é pequeno (não mais que 30 livros) - mas só a chance de explorar essa edição impressionante de Dom Quixote vale a visita. 

6. Wikisource - a "biblioteca" da Wikipedia reúne livros que estão sob domínio público ou sob a licença "Creative Commons".  Na versão lusófona, temos mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos.


Postado por @HeloisaBento
Fonte: Revista Galileu

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

As Noviças Rebeldes




Adoro comédia, me deixa leve, saio do teatro feliz.
Infelizmente temos poucas companhias de teatro que se apresentam em turnê aqui no Sul.
A peça que estou esperando muito que venha à ser apresentada em Porto Alegre e que é sucesso do circuito off-Broadway, é o musical As Noviças Rebeldes, de Dan Goggin.

Com direção de Wolf Maya a peça conta a história de cinco freiras envolvidas em apuros que decidem montar um show para arrecadar fundos, resolvendo assim seus problemas.
A história divertida e ainda com traços do politicamente incorreto está mantida e arranca algumas boas risadas. O elenco formado por Soraya Ravenle, Sabrina Korgut, Maurício Xavier, Helga Nemeczyk e Carol Puntel.
Como a Madre Superiora, Soraya é o destaque, e a carismática Helga Nemeczyk surpreende a plateia. 
Estreou em 9/1/2015. Até 8/3/2015. Em São Paulo.

Postagem  @HeloisaBento

Fonte: Veja SP